Governadora da província de Manica, Francisca Tomás, reitera condenação a todo tipo de conflitos, que causam violação sistemática dos direitos da criança.
Entretanto, Francisca Tomás destaca esforços governamentais e de parceiros, visando melhorar a vida dos petizes, como a construção e apetrechamento de salas de aula. Por outro lado, a Governadora reconhece a insuficiência de parques infantis, mas sublinha que junto de parceiros foram identificados locais para serem erguidas infra-estruturas de género.
Num evento por ocasião de 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, as crianças de Manica pediram à Governadora, o melhoramento de medidas de protecção contra diversos males que as apoquentam.
O Governo da província de Manica celebrou o 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, renovando o apelo para a erradicação dos males que afectam a criança.
Foram apontados como exemplos, maus tratos, incesto, violência sexual e trabalho infantil, em consequência dos quais centenas de crianças viram seus direitos violados e obrigadas e a viverem em más condições de vida.
Mercê de esforços das entidades governamentais provinciais junto de parceiros, cerca de 150 crianças vítimas de vários abusos foram reintegradas em famílias adoptivas.