Decorre desde esta segunda-feira, 29 de Maio, até sexta-feira, 2 de Junho, no distrito de Marrupa, província de Niassa, uma capacitação em matéria de mecanismo de queixa, reclamações e educação financeira para o Programa Apoio Social Directo - Pós Emergência (PASD-PE), resposta à COVID-19, promovida pelo Instituto Nacional de Acção Social, IP.

O evento foi aberto oficialmente por Isabel Jamisse, Administradora do Distrito de Marrupa, que destacou a relevância da capacitação para munir os formandos, de conhecimentos de gestão de valores, saber gerir as possíveis queixas e reclamações bem como garantir o maneio dos telemóveis para a recepção dos valores referentes aos restantes quatro meses do respectivo subsídio.

Igualmente, a dirigente apelou aos beneficiários da capacitação a darem o seu máximo de modo a contribuírem com o seu saber, dedicação e determinação, para que possam garantir que os 3.583 agregados familiares beneficiários do subsídio PASD-PE possam usem o apoio para aquisição de produtos de primeira necessidade.

Com a capacitação, ainda segundo a chefe do executivo distrital de Marrupa, vai fazer com que a comunidade saiba a quem deve se dirigir em caso de reclamações, sendo que os líderes comunitários e os permanentes serão as entidades que vão receber as queixas e fazer o devido encaminhamento.

A capacitação envolve líderes comunitários, permanentes, funcionários do INAS, IP de Marrupa e Órgão Central, numeradores e Programa Mundial de Alimentação.