No âmbito dos esforços do Governo visando prevenir e combater a desnutrição crónica em crianças dos 0-2 anos, a Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Nampula, procedeu ao lançamento, na semana passada, do Subsídio da Criança para 5.500 beneficiários, no distrito de Memba.
A cerimónia de lançamento foi dirigida por Albertina Ussene, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Nampula, na localidade de Nivuca, e foi testemunhada pela Secretária Permanente do distrito de Memba, Rosalina António Amisse, em representação de Daniel Tacaneque, Administrador Distrital, delegados do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) de Nacala e Nampula, membros do governo do distrito, lideranças comunitária e religiosa e população local.
Refira-se que para esta primeira fase de pagamento de Subsídio para Criança, foram registados 1.320 beneficiários em 19 povoados do distrito de Memba, de uma meta global de 5.565 beneficiários, dos quais 3.074 são do sexo feminino.
O evento incluiu palestras de sensibilização, abordando a prevenção e combate à Violência Baseada no Género (VBG), uniões prematuras, diarreias e outras doenças de origem hídrica, higiene comunitária, entre outros.
Na ocasião, Albertina Ussene referiu que o subsídio resulta da iniciativa do Governo de Moçambique com apoio de parceiros, para minorar a situação de vulnerabilidade de crianças dos 0-2 anos, para garantir o bem-estar social da mesma, o que desafia os pais ou cuidadores a fazerem melhor uso da iniciativa, priorizando a alimentação saudável e cuidados de saúde para a criança.
Por outro lado, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Nampula disse que o Subsídio para Criança se enquadra no âmbito do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 e da operacionalização da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica 2016-2024.
"Esta acção é empreendida pelo esforço do Governo, que tem vindo a trabalhar para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos, principalmente os grupos populacionais em situação de vulnerabilidade e de pobreza", disse Albertina Ussene.
Por seu turno, Hortência Alfredo Novela, Delegada do INAS, IP de Nacala, congratulou-se com os esforços do Governo para melhorar as condições de vida da população.
Hortência Novela esclareceu que em preparação do lançamento do Subsídio de Criança em Memba, foram capacitados técnicos, permanentes do sector e outros intervenientes no processo, a exemplo da liderança comunitária, por forma a saber identificar os beneficiários.
A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Nampula, Albertina Ussene, encerrou a cerimónia renovando o apelo para a prevenção e combate às uniões prematuras e violência contra crianças, com o envolvimento de todos os actores da sociedade.
Em Nampula o Subsídio para Criança prevê cobrir cerca de 39 mil beneficiários em nove distritos, nomeadamente Nampula Distrito, Memba, Mecuburi, Murrupula, Meconta, Mossuril, Larde, Moma e Mogovolas, visando baixar a actual taxa de desnutrição, estimada em 38 por cento.
Na sua fase piloto, a iniciativa foi implementada nos distritos de Ilha de Moçambique, Mogincual, Lalaua e Nacala-à-Velha, onde foram abrangidas cerca de 15 mil crianças. Com a expansão, passa para 13, o número total de distritos de Nampula que passam a beneficiar do Subsídio para Criança.