O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), Delegação de Marrupa, na província de Niassa, participou, há dias, na qualidade de convidado, na V Sessão Ordinária do Governo do Distrito de Mauá, onde partilhou informações sobre o ponto de situação dos programas de Protecção Social implementados ao nível deste distrito, no ano passado.

Informações reveladas na sessão indicam que durante o ano de 2022, o INAS, IP implementou em Mauá, os programas Subsídio Social Básico (PSSB), Apoio Social Directo (PASD) e Acção Social Produtiva (PASP), garantindo o atendimento dos beneficiários até Dezembro passado, à excepção do PASP, que efectuou pagamentos apenas durante três meses, por insuficiência de fundos.

Em Mauá, distrito assistido pela Delegação do INAS, IP de Marrupa, o PSSB cobriu 1.707 pessoas, das quais 1.022 mulheres, destacando-se 1.509 pessoas idosas, 142 pessoas com deficiência e 56 pessoas com doenças crónicas.

Por sua vez, o PASD atendeu 151 beneficiários, entre os quais 81 mulheres, 59 crianças em situação de desnutrição crónica, 63 crianças cujas mães não podem amamentar, oito chefes de agregado familiar com HIV/SIDA em Tratamento Antirretroviral, 10 pessoas com deficiência beneficiadas de meios de compensação e 11 pessoas vítimas de diferentes incidentes. Já no Programa Acção Social Produtiva, foram assistidas no período em referência, 250 pessoas, das quais 142 homens.

Teófilo António Maguanda, chefe de Repartição de Planificação e Estatística, em representação de Moisés Vulanda Razão, delegado do INAS, IP em Marrupa, enalteceu a participação dos diferentes actores sociais, com destaque para as autoridades administrativas do distrito, autoridades comunitárias e parceiros que contribuem na procura de soluções para o combate à pobreza e exclusão social dos mais desfavorecidos ao nível do distrito de Mauá.

Por seu turno, a Administradora do Distrito de Mauá, Ilda Manuel Macome, saudou o esforço e o grau de realização das actividades planificadas e realizadas para o seu distrito e encorajou a Delegação do INAS, IP de Marrupa a prosseguir a assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade.