O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), em parceria com a _World Vision_ Moçambique procede, amanhã, sexta-feira (26 de Maio), em Maputo, ao lançamento do Manual do Facilitador Comunitário Engajado na Prevenção e Combate à Violência Baseada no Género (VBG).

O documento destina-se a fortalecer os esforços em curso na erradicação da violência no país e a sua elaboração contou com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, envolvendo especialistas das áreas de género, direitos humanos e desenvolvimento comunitário.

Trata-se de um instrumento que providencia ferramentas para melhorar a interacção com os diferentes públicos-alvo na relação entre as normas sociais e a promoção da igualdade de género.

O manual a ser lançado amanhã municia igualmente os facilitadores de métodos e estratégias inovadoras para maior envolvimento da comunidade, incluindo jovens, líderes religiosos, educadores e autoridades locais, com o objectivo de impulsionar mudanças de políticas e reformas legais em acções de prevenção e combate à VBG.