A Directora do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Manica, Ema Catana, acaba de visitar o distrito de Machaze, para monitoria das intervenções viradas para crianças órfãs e vulneráveis e pessoas vivendo com HIV/SIDA, no Distrito de Machaze.

As intervenções são da iniciativa do projecto Chenguetai Wana (Cuidai das Crianças) e implementadas pela Anda Manica (Associação para o Desenvolvimento Auto Sustentado), no Distrito de Machaze.

A organização aposta no fortalecimento económico (através dos grupos de poupança) das famílias cuidadoras de crianças órfãs e vulneráveis e seropositivas, e nas demonstrações culinárias, como forma de melhorar a renda familiar e a dieta alimentar com recurso à farinha de mapira, mexoeira, folhas de mandioqueira frescas e piladas e folhas de abóbora.

Durante a visita, a missão da DPGCAS manteve um encontro com Joana Guinda, Administradora do Distrito de Machaze, para a apresentação do impacto gerado pelo projecto no seio da comunidade. “É de louvar o impacto da mudança de comportamento da nossa comunidade ou dos beneficiários do projecto, onde as mulheres demostram uma evolução permanente e constante através da sua participação nos grupos de poupança rotativa. E as crianças, muitas delas, têm a sua situação de saúde sob os cuidados dos serviços de saúde, assim como a carga viral suprida”, disse Ema Catana.

O facto foi testemunhado pela Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em manica, Ema Catana, e pela Secretária Executiva do Conselho Provincial de Combate ao HIV/Sida, Admira Chitsumba, numa acção de monitoria conjunta e multissectorial do referido projecto, realizada nas comunidades de Urima, Utanda e Chidoco, no Posto Administrativo de Save, distrito de Machaze.