A Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, empossou na manhã desta terça-feira, 23 de Maio, em Maputo, o novo director Nacional de Acção Social (DNAS). Trata-se de Luciano José, que vinha exercendo as funções de Chefe do Gabinete do Ministro nos último nove anos.

A dirigente desejou sucessos ao novo timoneiro da área de Acção Social, sublinhado que terá pela frente muitos desafios para encontrar soluções para melhorar a situação dos grupos alvo do sector e garantir a sua estabilidade social.

“O empossado já trabalhou e conhece muito bem os desafios da área que vai coordenar. Isso vai assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pelo director cessante, Moisés Comiche…”, frisou a Ministra do Género, Criança e Acção Social, observando a necessidade de alcance das metas previstas pelo sector na assistência social no país.

A indicação do empossado ocorre numa altura em que o país atravessa um momento difícil, caracterizado por vários eventos,  como a situaçao de  ataques terroristas em alguns distritos da Província de Cabo Delgado, causando avultados danos humanos e materiais (aldeias e infra-estruturas sociais e económicas), deslocados dentro da província e para outras províncias, aumentando o número de crianças órfãs, pessoas vulneráveis, que precisam de assistência social básica para a sua sobrevivência.

Por outro lado, assiste-se na sociedade, a degradação dos princípios e valores morais, a violência doméstica e violação dos direitos humanos fundamentais, o desrespeito pelos direitos da criança, da pessoa idosa e pessoa com deficiência, factos que devem ser contrariados.

 O novo director Nacional de Acçao Social, Luciano Jose, é docente de formaçao e trabalha no sector de  Acçao Social há cerca de três décadas, tendo exercido as funçoes de director do Género, Criança e Acção Social, na província de Maputo, chefe de Departamento do Género na anrtiga Direcção Nacional da Mulher, antes de chefiar o Gabinete do Ministro.

Por sua vez, Moisés Comiche, antigo Director Nacional de Acção Social, tomou posse hoje, para o cargo de de Director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS) de Maputo.