O Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP), delegação de Marrupa, na província de Niassa, procedeu à divulgação do novo Manual de Procedimentos do Programa Subsídio Social Básico (PSSB), nesta segunda-feira, 22 de Maio, numa actividade que juntou 120 participantes, dos quais 17 permanentes.

A iniciativa visa melhorar o conhecimento sobre os procedimentos do PSSB, e teve lugar na vila sede do Posto Administrativo de Marrupa-sede, cobrindo apenas a área do Município, com a participação dos líderes comunitários, Secretários dos bairros, Ndunas, Rainhas, influentes, representantes de confissões religiosas, Permanentes, técnicos do INAS, IP,  Vereador da Área Social e o Presidente do Conselho Municipal da Vila de Marrupa, Afonso Alfredo Aquimo.

A acção de divulgação foi presidida por Moisés Vulanda Razão, Delegado do INAS, IP de Marrupa, que partilhou os programas de Protecção Social aprovados pelo Decreto 47/2018 de 6 de Agosto, critérios de elegibilidade ao programa, tipos de benefícios, permanência e formas de saída dos beneficiários do programa, priorização e selecção de potenciais beneficiários. Destaca-se os critérios que regem o PSSB, o Regulamento e o perfil do Permanente do INAS, IP na comunidade.

A divulgação do novo Manual de Procedimentos naquele Município serviu igualmente para o fortalecimento da coordenação entre a liderança e o permanente, incluindo a garantia de domínio dos programas pelas estruturas locais, permitindo, deste modo, melhor a selecção dos candidatos e acompanhamento dos processos.

Os líderes comunitários que participaram na actividade agradeceram e enalteceram a necessidade de maior comunicação e partilha dos documentos/ instrumentos dos programas de Protecção Social.

Outrossim, os líderes comunitários saudaram e agradeceram o aumento do número de beneficiários no âmbito do PSSB, para 8.693, contra os anteriores 3.130 em todo o distrito de Marrupa.