A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Manica, Ema Catana, apelou, na semana passada, à organização não-governamental “Anda Manica” - Associação para o Desenvolvimento Auto Sustentado - a juntar-se aos esforços do Governo nas acções em prol das crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade.
Ema Catana falava no âmbito de um encontro de coordenação das intervenções da “Anda Manica” e os seus parceiros de implementação, destinado a fazer o balanço semestral e aprendizagem do projecto Chenguetai Wana (Cuidai das Crianças).
O encontro tinha como objectivo colher experiências para o aprimoramento das acções de assistência ao público-alvo e alcance das famílias mais vulneráveis nas comunidades dos distritos abrangidos pelo projecto Chenguetai Wana, nas províncias de Manica e Tete.
Destaca-se intervenções no âmbito de assistência a pessoas vivendo com o HIV/SIDA nas comunidades e nas unidades sanitárias, com especial foco para crianças órfãs e vulneráveis, raparigas adolescentes e mulheres jovens .
Intervindo na cerimónia de abertura do encontro, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Manica reconheceu os trabalhos realizados por aquela organização, em coordenação com outros parceiros que intervêm na resposta ao HIV/SIDA, olhando pelas crianças órfãs e em situação de vulnerabilidade. Acrescentou esperar que os parceiros continuem a dar primazia a este grupo-alvo, enfatizando a necessidade do cumprimento das metas traçadas à luz dos Planos Multissectoriais.
O encontro incluiu visitas de representantes da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social, Direcção Provincial da Saúde, Serviço Provincial de Assuntos Socias, do Comité de Protecção de Crianças e do Conselho Provincial do Combate ao Sida, a beneficiários do projecto.
Na província de Manica o projecto está a ser implementado nos distritos de Báruè, Chimoio, Gondola, Guro, Manica, Machaze, Mossurize, Sussundenga e Vanduzi, enquanto na província de Tete estão abrangidos os distritos de Tete, Cahora Bassa, Moatize e Changara.