A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza, Rosana Lídia Abel Muataco, apelou aos membros das associações de mulheres e grupos de raparigas dos distritos de Chongoene e Chicualacuala e outros actores da sociedade a denunciarem os casos de uniões prematuras. O apelo foi feito durante uma visita de monitoria da implementação da iniciativa Spotlight naqueles distritos.

Na sua interacção com os membros das associações de mulheres e raparigas dos dois distritos, Rosana Muataco falou da necessidade de estes grupos sociais conhecerem os seus direitos à luz da Lei das sucessões e Lei da Família. “O Governo aprovou a Lei das Sucessões e foi revista e aprovada a Lei da Família, e é necessário conhecerem os vossos direitos, para que não haja casos de mulheres que após a morte do marido sejam arrancadas dos seus bens”, disse.

Rosana Muataco interagiu igualmente com mulheres que desenvolvem actividades de geração de renda, sobreviventes de violência baseada no género e provedores dos Centros de Atendimento Integrado (CAI).

Em reacção às actividades de geração de renda, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza mostrou-se satisfeita pela reintegração socio económica de mulheres e raparigas que se encontravam em situação de violência e união prematura, encorajando-as a desenvolverem mais iniciativas conducentes à independência económica.

Já na conversa com os provedores dos CAI, Rosana Muataco, recomendou a necessidade de se intensificar a realização de brigadas móveis para a divulgação da legislação e serviços integrados prestados às sobreviventes de violência.

A visita foi realizada em cumprimento do Plano de Trabalho, apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) no âmbito da iniciativa Spotlight.