A Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social em Manica, prevê concluir brevemente, a reabilitação e ampliação do Centro de Atendimento Integrado (CAI) às Vítimas de violência no distrito de Mossurize.

Citada pelo jornal “Notícias”, Ema Catana, Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Mania, que recentemente trabalhou em Mossurize, disse que a reabilitação e ampliação do CAI se enquadram nos esforços de combate à violência doméstica que tende a recrudescer, nos últimos dias, nesta região da província, onde são recorrentes este tipo de casos, com maior incidência para a violência física e uniões prematuras.

As obras contam com o apoio de diferentes instituições que lidam com a assistência às vítimas de violência, e comportam um posto policial, centro de atendimento médico, serviços de atendimento para adolescentes e jovens, entre outros serviços, cuja finalidade é reduzir a distância percorrida pelas vítimas para receberem assistência.

Segundo Ema Catana, actualmente, maior parte da população do distrito e das regiões circunvizinhas recorrem à cidade de Chimoio para a resolução dos conflitos ligados à violência.

Em Manica, segundo a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social, o sector está a levar acabo acções de prevenção de diferentes males, que assolam maioritariamente, as crianças, raparigas e mulheres, consideradas como sendo as camadas mais vulneráveis à violência.

“Estamos a trabalhar com raparigas para que elas ganhem habilidades para a vida e evitem que sejam submetidas à violência por causa da sua condição financeira. Na componente de resposta, estamos a resgatar menores envolvidas em uniões prematuras”, frisou.

Só em 2022, a DGCAS em Manica teve o registo e resgate de cerca de 194 raparigas envolvidas em uniões prematuras, a maioria dos quais notificados no distrito de Mossurize. Por isso, o Centro de Atendimento Integrado a ser construído vai garantir a assistência mais ampla a integrada.

A província de Manida já conta com um Centro de Atendimento Integrado em funcionamento pleno, depois da inauguração oficial que aconteceu durante as celebrações do mês da Mulher.

Na província de Manica foram, reintegradas 152 crianças que viviam nos centros de acolhimento e que já se encontram no conforto familiar. Ainda no ano passado foram resgatadas crianças que vivam na rua, na cidade de Chimoio, e neste momento decorre a sensibilização das respectivas famílias as tratarem com amor e carinho, para evitar que retornem à rua.

Ema Catana deu a conhecer que em parceria com algumas instituições privadas vai prosseguir, este ano, com a monitoria de atendimento nos 29 centros infantis privados que funcionam na província de Manica, onde será feito o acompanhamento de 3400 crianças.

A DPGCAS em Manica tem, igualmente, o plano de retirar 150 outras vítimas de uniões prematuras, bem como de apoiar crianças desfavorecidas nos seus estudos, um esforço orçado em 10 milhões de meticais.