A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza, Rosana Lídia Abel Muataco, mostrou-se preocupada com a disparidade de dados entre os sectores de atendimento integrado às vítimas de violência e pede estatísticas coerentes, para a consistência da informação.

Rosana Muataco falava no encontro de avaliação de dados de violência nos distritos de implementação de Iniciativa Spotlight, realizado na passada sexta-feira, 12 de Maio, na Cidade de Chibuto. Participaram no encontro, técnicos dos Centros de Atendimento Integrado (CAI) dos distritos de Chongoene, Xai-Xai e Chicualacuala, Pontos Focais de Género e Mecanismo Multissectorial Provincial.

Apontando a necessidade de coerência de estatísticas como sendo um desafio no âmbito da recolha de dados, Rosana Muataco sublinhou que “a questão de disparidade de dados constitui o nosso maior desafio, visto que cada sector (Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica - IPAJ, Polícia da República de Moçambique - PRM, Saúde, Acção Social) apresenta seu número de vítimas assistidas. Por exemplo, o Departamento de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência registou e notificou no primeiro trimestre 77 casos, o IPAJ assistiu 134 vítimas e para o Tribunal Provincial foram julgados 56 processos relacionados com a violência”, disse Rosana Muataco.

Na ocasião, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza apelou o mecanismo multissectorial a melhorar a comunicação e a qualidade de dados reportados.

Outra preocupação apresentada pela Governante está relacionada com o desfecho dos casos, sublinhando que muitos dos casos que dão entrada nos CAI não têm o devido seguimento e desfecho, e recomendou aos técnicos a realizarem visitas de seguimento às sobreviventes de violência.

O encontro tinha como objectivo identificar possíveis lacunas que concorrem para a perda de dados e juntar sinergias entre os intervenientes do mecanismo de atendimento integrado para seu fortalecimento. Destaca-se igualmente a necessidade de mecanismos de coordenação institucional mais eficientes e flexíveis para que as vítimas que procuram os serviços integrados sejam assistidas de forma urgente e em observância aos direitos humanos.