A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Nampula, Albertina Ussene, reafirmou o compromisso do Governo com a inclusão da mulher em todas as esferas de tomada de decisão, nos domínios político, económico, social e na mitigação de conflitos.

Albertina Ussene falava há dias, numa mesa redonda que contou com a participação de quadros do Governo, parceiros de cooperação, organizações da sociedade civil, entre outros.

O evento abordou o tema “Papel da Mulher na Prevenção e Resolução de Conflitos: Passado, Presente e Futuro”.

A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Nampula lembrou que depois da guerra dos 16 anos, a mulher sempre desempenhou um papel fundamental na reconstituição familiar e na reinserção social das vítimas na agenda do programa de desenvolvimento comunitário.

"Actualmente, o Governo preconiza a equidade e equilíbrio na tomada de decisões em todas as esferas, nomeadamente na esfera política, social, cultural e económica", disse.

Albertina Ussene considerou a Mesa Redonda como oportuna para a troca de opiniões entre os participantes, sobre os impactos específicos dos conflitos na Mulher.

Destacou em particular a necessidade de protecção da mulher contra a violência baseada no género e a sua participação no processo da paz, prevenção e resolução de conflitos, no poder de influenciar, na liderança assim como no diálogo, mediação na resolução dos problemas, visando a construção da paz efectiva.

Por seu turno, Elisa Muianga, Assessora de Género no Instituto para Democracia Multipartidária, disse na sua intervenção, que a Mesa Redonda visou contribuir para estimular e advogar a participação activa da Mulher no contexto da prevenção de conflitos para a promoção da paz efectiva e reconciliação nacional a todos os níveis.