A Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Nampula recebeu na semana passada, uma viatura de marca Toyota Ilux 4x4 e duas motorizadas, para reforçar a acção governativa da instituição.

Os meios circulantes foram entregues pelo Governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, durante uma visita de trabalho à DPGCAS.

Manuel Rodrigues Alberto congratulou-se com o estado avançado das obras de reabilitação das infra-estruturas onde funciona a DPGCAS, ora na fase de conclusão.

O governante escalou igualmente duas escolinhas e um centro de acolhimento, em exercício na cidade de Nampula. Falando no Centro de Acolhimento Elda, o Governador de Nampula exortou às crianças a não se esquecerem da sua origem e da sua cultura, valorizando o esforço da direcção desta unidade social, que tem estado a empreender para que as meninas tenham oportunidades de formação, desde a sua infância até à adolescência.

O Centro de Acolhimento Elda alberga 75 crianças, das quais 53 internas e 22 externas, cursando hotelaria e turismo, agricultura, entre outras actividades nos distritos de Nampula, Nacala, Ilha de Moçambique e Murrupula.

Manuel Rodrigues sublinhou que os centros de acolhimento na província complementam a acção do Governo. "É gratificante ter alguém que possa vos acolher, e quero pedir aos gestores que acolham mais crianças, contando com o nosso apoio", disse.

No final da visita, o governante ofereceu aos utentes do Centro de Acolhimento, cadernos e produtos de higiene (baldes e sabão) e desafiou as meninas a observarem as boas regras de disciplina, transmitindo comportamento aceitável à sociedade.

Refira-se que o Centro Infantil Recanto Feliz, uma das unidades sociais visitadas pelo Governador, acolhe 64 meninas e 56 rapazes.

Por sua vez, o Centro Infantil Borboleta acolhe 46 meninas e 24 rapazes. De um total de 70 crianças, 13 têm necessidades especiais, sendo oito rapazes e cinco 5 meninas.

Por outro lado, Manuel Rodrigues Alberto, procedeu à entrega de uma cadeira de rodas e vários kits contendo géneros alimentícios, material escolar, colchão, capulanas, kits de higienização à rapariga Hélia Paulo, de 19 anos de idade, residente no bairro de Mutauanha, para reforçar a sua capacidade alimentar.

Igualmente, o Governador da Província de Nampula ofereceu uma cadeira de rodas (triciclo) e produtos alimentares a Amade Tauacale, residente no bairro de Carrupeia, na capital provincial.

Explicou que o gesto resulta de uma visita efectuada há dias, naquela zona próxima ao bairro de Namicopo, durante a qual foi informado numa das mesquitas, que aquele cidadão acabava de sofrer roubo de bens na sua residência, incluindo cadeira de roda, que dela dependia para se deslocar.

Manuel Rodrigues disse acreditar que a cadeira de roda vai mudar a vida do agraciado, de 64 anos de idade e pai de seis filhos.