A postura do responsável e seus subordinados é determinante para a criação do bom funcionamento e desenvolvimento das instituições públicas no país, defendeu, nesta quinta-feira, 4 de Maio, na Matola, província de Maputo, o director Nacional Adjunto da Administração Pública, Joaquim Chire.

Falando sobre o tema: Motivação, Liderança e Gestão de Equipas de Trabalho no evento organizado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) que decorreu de 3 a 5 de Maio, para a capacitação dos pontos focais do género, Chire disse que o funcionário público deve sentir-se motivado no seu local de trabalho, para maior colaboração e desempenho com vista ao alcance das metas definidas.

 “A liderança exige coragem, competência técnica e crença de que é possível! O líder deve inspirar uma maturidade aos seus integrantes quanto às relações de poder entre ambos, visando assegurar a criação de ambiente harmonioso no trabalho”, disse Chire.

Para Geraldina Juma, Directora Nacional do Género, a capacitação dos pontos focais de género é importante, porque visa dotar os funcionários do nível sectorial de conhecimento e actualização sobre os diferentes instrumentos internos de promoção do género.

“Os temas propostos para este evento são relevantes e irão permitir maior socialização dos técnicos sobre a actualização do conhecimento e interpretação dos instrumentos para o desenvolvimento da mulher e homem no país”, disse Geraldina Juma, observando que os pontos focais em capacitação são responsáveis pela réplica do conhecimento a outros níveis, sobretudo na promoção e empoderamento da mulher e da rapariga na base.

No evento foram apresentados outros temas como Planificação na Óptica do Género pelo Ministério da Economia e Finanças e sobre Promoção do Empoderamento da Mulher (ProMulher), que visa fortalecer acções multissectoriais para relançamento socio económico da mulher e rapariga.