A Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Emília Leite Mussácula Faria, dirigiu nesta quarta-feira, no Distrito de Boane, o II Seminário Provincial sobre a Protecção Alternativa de Menores, sob o lema: Por uma Protecção Alternativa ao Serviço do Bem-estar Social da Criança.

Na ocasião, a governante referiu que o Seminário visa reflectir, debater e traçar estratégias conducentes a uma harmonização dos procedimentos para a tramitação e celeridade processual da Adopção, Tutela e Família de Acolhimento de Menores em situação de risco e vulnerabilidade com maior segurança, prudência e responsabilidade acrescida, de modo que continuem sendo verdadeiras “flores que nunca murcham”, como nos ensinou o saudoso Presidente Samora Machel.

Judith Mussácula quer que as crianças cresçam num ambiente acolhedor, são e sejam educadas de forma a se transformarem em cidadãos úteis e comprometidos com o desenvolvimento próspero do País e da Província em particular.

A dirigente fez saber que na Província existem 37 centros de acolhimento que assistem 1.025 crianças órfãs e vulneráveis e 26.220 pessoas em situação de vulnerabilidade são assistidas através do Programa de Protecção Social, das quais 634 são crianças.

"Há necessidade de se mitigar os riscos da aplicação da Protecção Alternativa de Menores, dentre os quais, o tráfico de seres humanos, um crime contra a liberdade pessoal, que envolve o recrutamento e a movimentação de pessoas entre fronteiras internacionais ou dentro de um mesmo país, com o objectivo de as sujeitar a diversos tipos de exploração. Queremos encorajar o sector a continuar com o trabalho de sensibilização para desencorajar estas práticas e estabelecer parcerias para a criação de Centros de Atendimento Integrado em todos os distritos. Queremos exortar a todos para que denunciem os abusos ao Departamento de Atendimento à Mulher Vítima da Violência Doméstica", frisou Judith Mussácula.