O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e parceiros reuniram-se, nesta quarta-feira, 3 de Maio, em Maputo, para analisar e revitalizar o Grupo de Coordenação do Género (GCG) que vem funcionando há cerca de 20 anos, para impulsionar os assuntos de género, no país.

O GCG é um fórum que visa contribuir para a implementação efectiva dos compromissos nacionais e internacionais relacionados com a igualdade de género, assumidos pelo Governo, através de políticas, leis, planos e orçamentos, para a construção de uma sociedade livre de desigualdades.

O fórum surgiu no contexto da plataforma de diálogo entre o Governo e os parceiros, no quadro da Declaração de Paris, para a eficácia da ajuda (2005), reforçada na Agenda de Acção de Accra (2008), concretamente baseada nos princípios de apropriação, responsabilidade mútua, gestão orientada para resultados, harmonização e alinhamento entre as políticas do Governo e os programas dos parceiros de cooperação.

Falando no encontro, Geraldina Juma, Directora Nacional do Género, disse que o GCG é um mecanismo de diálogo político, consulta e partilha de informações em prol do progresso da igualdade de género e empoderamento da mulher, como parte do processo de desenvolvimento de Moçambique.

“O grupo congrega instituições do governo, membros da sociedade civil e parceiros de cooperação multilateral e bilateral. A revitalização do GCG visa tornar o fórum funcional, para cumprir com os objectivos almejados”, sublinhou.

Para Geraldina Juma, a actualidade exige que as intervenções na perspectiva de género sejam mais abrangentes, com observância das áreas críticas e emergentes para o desenvolvimento do país, descritas como sendo críticas em diversos instrumentos internacionais e nacionais, como seja nos 17 objectivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Destacou que a Política de Género e Estratégia de sua Implementação de 2018, compreende nove eixos de intervenção, que devem ser tomadas em conta nas políticas e programas do país.

A reunião serviu ainda para a apresentação do informe sobre a participação de Moçambique na 67ª Sessão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde partilhou a sua experiência e desafios no uso das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC).