“O coração feminino pecou…”! Este é um dos trechos que nos sugere a obra intitulada “O julgamento do Coração Feminino” de autoria da Prof. Doutora Imeldina Eduardo Matimbe, conhecida nos meandros literários por Kidju, que traz uma valiosa contribuição sobre abordagens de vicissitudes da mulher  no seio familiar, escolar, organizacional e na sociedade em geral, segundo  descreve a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, que prefaciou  o livro, de 50 páginas, sob chancela de CIEDIMA, Lda.

Lançada há dias, na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), em Maputo, onde a autora é docente, a obra promove a igualdade de género, apresentando textos que versam sobre o empoderamento da mulher e a dignidade feminina como factores fundamentais para o desenvolvimento humano, a partir de poemas e contos.

Para a prefaciadora, a autora convida ao leitor à meditação sobre os múltiplos papeis que a mulher desempenha na sociedade no quotidiano, contribuindo para o sustento, estabilidade familiar e formação das novas gerações. Por outro lado, a obra bilingue (Português & Inglês) promove uma reflexão sobre os desafios que a mulher enfrenta nas suas múltiplas facetas e muitas vezes incompreendida e julgada como nora, sogra, esposa, trabalhadora, empreendedora, simplesmente por ser mulher.

A reflexão, que a autora considera julgamento, aborda questões como a violência, o HIV e SIDA e “insta-nos, mulheres e homens, a respeitar, valorizar e empoderar a mulher em diferentes fases, para o alcance de igualdade de género para o desenvolvimento sustentável”, destaca Nyeleti Mondlane.

Por seu turno, o Reitor da Academia de Ciências Policiais, ACIPOL, José Mandra, disse no lançamento da obra, que o livro da “Kidju” é bastante rico- em conteúdo e convida a todos para uma reflexão profunda sobre o quotidiano da mulher   e soluções para o empoderamento da mesma, em prol da igualdade de género.

Por seu turno, Ernesto Lipapa, Assessor de Género no MGCAS que representou a Ministra Nyeleti Mondlane, na cerimónia do lançamento da obra, que contou com comunidade académica e outros participantes, considera que o livro representa um ganho para a sociedade. “O grande mérito é que a obra chega ao leitor em pleno mês da mulher, este ano celebrado sob o lema Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género, pois, o esforço do Governo é empoderar toda a mulher para o domínio e uso racional das Tecnologias de Informação e Comunicação, rumo ao desenvolvimento sustentável”.

A Prof. Doutora Imeldina Eduardo Matimbe é Doutora em Ética, Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Licenciada em Ciências Policiais e Pós-graduada em Estudos Internacionais de Género.