O Projecto de Educação Inclusiva para crianças em idade pré-escolar, denominado “Para Todas as Crianças”, que estava sendo implementado na Província de Gaza, em parceria com a Save The Children, financiado pela Agência da Cooperação Italiana, foi encerrado formalmente, num evento realizado na Praia de Bilene, na passada quarta-feira, 19 de Abril.

Trata-se de um projecto implementado nos distritos de Xai-Xai, Limpopo, Chongoene e Mandlakazi, num total de 25 Escolinhas Comunitárias, de 2020 a esta parte.

A cerimónia de encerramento do projecto foi testemunhada por membros do Conselho Executivo Provincial e da Representação do Estado, do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, da Agência de Cooperação Italiana e da Directora Geral da Save The Children, entre outros participantes, que acompanharam várias apresentações, destacando-se a apresentação do impacto da iniciativa nas comunidades.

O projecto beneficiou directamente 2461 crianças, das quais 1290 do sexo feminino, matriculadas nas 25 Escolinhas Comunitárias, sendo 104 com Necessidades Educativas Especiais.

Para proporcionar uma integração e assistência efectiva das Crianças com Necessidades Educativas Especiais, o projecto formou 106 (100 mulheres) animadores em metodologias de educação inclusiva e no uso dos instrumentos aprovados pelo MGCAS.

Com vista a garantir a melhoria da nutrição das crianças, o projecto formou 255 (208 mulheres) pessoas de entre as quais animadores, pais/responsáveis ​​e outros membros da comunidade em matéria de nutrição com base em alimentos disponíveis localmente. Na mesma linha, foram igualmente capacitados 49 (45 mulheres) Agentes Polivalentes Elementares.

Espera-se para breve, a entrega de meios de compensação às crianças com Necessidades Educativas Especiais, em cumprimento de uma recomendação que resultou de um diagnóstico competente.