Equipas técnicas do Ministério do Género, Criança e Acção Social, através do Instituto Nacional de Acção Social, Instituto Público (INAS, IP), em parceria com o Programa Mundial para a Alimentação, PMA, promovem entre os dias 17 e 28 deste mês, no Município de Cuamba e nos distritos de Mandimba e Marrupa, em Niassa, uma pesquisa formativa, visando melhorar os hábitos alimentares das famílias abrangidas pelo Programa Assistência Social Directa – Pós Emergência, PASDE-PE nesta província, em resposta à pandemia da COVID-19.

A pesquisa tem como finalidade a implementação do projecto NutriSIM, que significa “Diga sim à Nutrição “. A iniciativa compreende é um conjunto de intervenções de comunicação para a mudança social e de comportamento, com o objectivo de promover hábitos alimentares saudáveis dentro dos agregados famílias, com foco para mulheres grávidas, lactantes e crianças menores de cinco anos.

À luz do projecto, na província de Niassa estão a ser desenvolvidas actividades que incluem “escola de culinária”, na qual serão ensinadas receitas saudáveis e nutritivas com alimentos localmente disponíveis, grupos de escuta de rádio e peças teatrais, onde serão promovidos comportamentos sensíveis à nutrição.

Destas intervenções de “Comunicação para Mudança Social e Comportamental” (CMSC) para a educação nutricional, espera-se fortalecer o impacto do PASD-PE, contribuindo para melhorar a situação nutricional dos beneficiários.

A iniciativa visa contribuir para que os beneficiários façam escolhas sensíveis à nutrição com o valor que receberão no PASD-PE, na perspectiva de mudança de comportamento em relação à nutrição das famílias, esperando-se melhoria do conhecimento e das práticas relacionadas com a alimentação da família em geral.

A anteceder a pesquisa no campo, realizou-se um encontro entre o Governo do Distrito de Cuamba e os líderes comunitários e religiosos, a quem o Administrador Distrital, João Júlio Manguinjy apelou maior colaboração com as equipas técnicas do INAS, IP e do PMA, para o sucesso das actividades. Encontros similares tiveram lugar igualmente nos distritos de Mandimba e Murrupa.