A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza, Rosana Lídia Abel Muataco, orientou, na semana passada, na cidade de Chókwè, uma acção de formação de provedores de serviços essências de Atendimento às Vítimas de Violência.

Fizeram parte da formação, 25 membros do mecanismo multissectorial de nível provincial e dos distritos de Chicualacuala, Chongoene e Xai-Xai.

Falando na sessão de abertura, Rosana Muataco realçou a responsabilidade de cada interveniente no processo de atendimento e coordenação multissectorial no âmbito da Violência Baseada no Gênero (VBG) e Uniões Prematuras.

Por outro lado, enalteceu o esforço dos parceiros de cooperação na resposta à VBG e uniões prematuras, com destaque para as Agências do sistrema das Nações Unidas, no financiamento a acções que visam eliminar estes males na sociedade, destacando, de forma particular, a Iniciativa Spotlight.

Rosana Muataco sublinhou a necessidade de construção de casa de trânsito para acolher temporariamente as vítimas. “Temos o grande desafio relacionado com a construção de pelo menos uma casa de trânsito para acolher as vítimas, de forma temporária”, disse, sublinhando que a DPGCAS em Gaza tem vindo a receber mulheres e raparigas vítimas de violência, que não pretendem regressar às suas casas de origem, por estarem em estado de choque.

No entanto, apelou à equipa multissectorial de atendimento integrado celeridade no processo de assistência às vítimas, para que estas se sintam-se confortáveis e acolhidas, ao procurarem os serviços de Atendimento nas diferentes portas de entrada do mecanismo.

Refira-se que a formação foi organizada pela Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social no âmbito da implementação da Iniciativa Spotligh.