O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) participou esta semana, numa reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e integrado da capital provincial de Cabo Delgado, Pemba.

O evento, designado “MAISPEMBA”, terminou nesta quarta-feira, 19 de Abril, e teve como objectivo produzir uma reflexão participativa sobre o desenvolvimento sustentável e integrado daquela urbe a longo prazo, a partir das experiências desenvolvidas nos últimos anos de trabalho.

Denominado “A Caminho de um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para a Cidade de Pemba”, o evento surge no âmbito do projecto “MAISPEMBA, cidades em diálogo para um crescimento urbano integrado, sustentável e inclusivo” e juntou várias sensibilidades.

A reunião foi financiada pela União Europeia, no contexto do programa “Partnership for Sustaineble Cities”, a Fundação E35 em parceria com o Município da Cidade de Pemba e sua congénere da Itália, o Município de Reggio Emilia.

O projecto MAISPEMBA baseia-se na relação histórica de- solidariedade e cooperação entre o Município de Reggio Emilia e Moçambique, no âmbito da cooperação e amizade da Itália com os países da África Austral, desde os anos 60, através dos movimentos de libertação de Moçambique, da Namíbia e da Africa do Sul.

A nível central participaram no evento, os ministérios do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Terra e Ambiente (MTA), órgãos locais de representação do Estado, organizações da Sociedade Civil e parceiros de cooperação.