Pela primeira vez, o Programa Acção Social Produtiva (PASP), promovido pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social, através do Instituto Nacional de Acção Social, Instituto Público (INAS, IP) vai ser implementado no Distrito de Vilankulo, província de Inhambane.

Nesta perspectiva, realizou-se ontem, quarta-feira, 19 de Abril, na sala de sessões do Governo do Distrito de Vilankulo, uma capacitação de 59 intervenientes, dos quais 41 do sexo masculino, entre funcionários do Governo Distrital e do Município, incluindo chefes de Posto Administrativo e de Localidade, líderes comunitários, permanentes, secretários de Bairro, Chefes de Repartição e técnicos do INAS, IP, entre outros participantes.

Nesta primeira fase, o programa tem uma meta de cobrir 800 beneficiários, dos quais 650 do Distrito e 150 do Município.

Intervindo no evento, o Administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Júnior, disse que o PASP é extrema importância no seio das famílias beneficiárias e representa um ganho na melhoria de vida das próprias comunidades.

Destacou, entre as acções a desenvolver à luz do programa, a limpeza das ruas, campanhas de alfabetização, produção de alimentos, entre outras, e apelou maior transparência na identificação e selecção de potenciais beneficiários.

Edmundo Galiza Matos enfatizou igualmente a necessidade de selecção de projectos que se mostrem viáveis para ajudar na solução dos problemas das comunidades.

Por seu turno, o Presidente do Município de Vilankulo, Wiliamo Tunzine, sublinhou a importância do papel dos secretários dos bairros e dos chefes das localidades na selecção dos candidatos.

O Programa Acção Social Produtiva responde aos problemas de insegurança alimentar crónica, agravada pelos choques e riscos estruturais e impactos das mudanças ambientais como secas, desemprego, e ou choques económicos, contribuindo para a inclusão económica e social dos beneficiários, através da ligação entre transferências monetárias e participação em actividades produtivas, permitindo igualmente, estabilidade económica e social dos agregados familiares abrangidos.