Durante o ano passado, 3351 pessoas vítimas de violência baseada no género, das 2984 inicialmente previstas, acederam aos Centros de Atendimento Integrado (CAI) que funcionam nas províncias de Nampula, Zambézia, Tete, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo e Cidade de Maputo.

De acordo com o relatório balanço anual do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado 2022 do Ministério do Género, Criança e Acção Social, para além das vítimas que acederam aos CAI,  no período em análise, 8376 pessoas vítimas de violência, de um total de 4977 esperadas, receberam apoio psicossocial nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Inhambane 1121, Gaza, Maputo Província e Maputo Cidade.

Por outro lado, nas províncias de Cabo Delgado, Tete, Manica e Gaza foram assistidas 2161 vítimas de violência, numa actividade que incluiu a realização de uma campanha nacional contra violência baseada no género.

No âmbito da advocacia para a inclusão da perspectiva de Género na elaboração de instrumentos sectoriais do Governo e para a participação da mulher na vida política e social, 3840 pessoas provedoras de serviços públicos foram capacitadas em matéria de igualdade e equidade de género, no país.

Destaca-se, igualmente, a produção de instrumentos sectoriais com abordagem de género integrada e a sensibilização de instituições públicas e privadas para a inclusão de mulheres nos cargos de poder e tomada de decisão e de gestão.

A promoção do empoderamento económico da mulher levou à capacitação de 7.901 mulheres em matéria de empreendedorismo e gestão de negócio, enquanto outras 805 foram apoiadas em kits de geração de renda, visando massificar o empreendedorismo feminino.