A Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS) em Cabo Delgado promoveu entre os dias 11 e 14 do corrente mês, em parceria com a Missão Militar dos países da SADC, Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SAMIM), uma acção de formação, denominada “Workshop dos Campeões de Mudança sobre a Violência Baseada no Género” (VBG), centrado na resposta e prevenção deste fenómeno, no contexto de situações de crise humanitária na província de Cabo Delgado.

Falando na abertura do evento, a Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Cabo Delgado, Regina Martins Muankongue, apelou maior engajamento dos participantes, de modo a reforçarem as suas capacidades, competências e conhecimentos em torno do papel dos provedores de serviço de prevenção e resposta aos sobreviventes da VGB, identificação da violência, reposta adequada e prestação de apoio, incluindo o mecanismo de encaminhamento de casos e coordenação.

Por seu turno, Kingstone Mazumba, chefe da missão da SAMIM em Cabo Delgado, enfatizou a necessidade de se implementar o programa de capacitações envolvendo as comunidades a nível da província.

Segundo Kingstone Mazumba, com o treinamento, espera-se que os “Campeões de Mudança” reportem todas as formas de abuso que acontecem em torno da mulher e do homem.

Sublinhou haver expectativa de que o evento, de alguma forma, contribua para a mudança de mentalidade, salvaguardando os direitos da mulher e da rapariga, sendo que os treinados devem trabalhar para maior visibilidade deste grupo alvo na sociedade. 

Kingstone Mazumba referiu ainda que os conflitos na família e na comunidade podem resultar dos elevados níveis de VBG, especialmente a violência que envolve mulheres e raparigas, que chega a culminar com assassinatos, torturas, violência sexual, uniões forçadas, entre outros males.

A fonte observou que em zonas de conflito armado, as mulheres e raparigas são as principais vítimas de violência sexual, fenómeno considerado como sendo uma das táticas de guerra, numa clara manifestação extrema da desigualdade de género e de descriminação baseada no género.

O workshop dos “Campeões da Mudança” é um dos suportes do programa de construção da paz, que tem sido implementado com sucesso, dotando actores de prevenção e combate à VBG de capacidade de resposta, ao providenciar treinamento desenvolvido em conhecimentos para jovens e mulheres.  

O treinamento inclui acções de facilitação de diálogo com civis, líderes comunitários e mulheres em workshops para os nativos, com o objectivo de encontrar mecanismos de resposta da Comissão da União Africana, para suportar Moçambique nos esforços de erradicação do terrorismo, que afecta a província de Cabo Delgado, desde Outubro de 2017.

Depois da capacitação ministrada esta semana, ao primeiro grupo dos “Campeões de Mudança” na perspectiva da VBG, espera-se que os formandos, em número de 56, dos quais 43, estejam habilitados a ajudarem as suas comunidades na prevenção e resposta contra todo o tipo de violência, que já representa um grande desafio na sociedade, especialmente para mulheres e raparigas.