O crescente aumento de casos de violência doméstica na província de Manica juntou o Governo e parceiros, para a construção e apetrechamento de um Centro de Atendimento Integrado (CAI) em Chimoio.
Só no ano passado, 1274 casos de violência foram registados entre mulheres e crianças na província de Manica, número que representa incremento em 25 por cento, em relação a 2021.
Ao inaugurar a infra-estrutura, na qual vão funcionar os serviços da Polícia da República de Moçambique, Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica, Acção Social e Saúde, a Governadora da província de Manica, Francisca Tomás, disse que o funcionamento do CAI visa flexibilizar o atendimento, bem como o acompanhamento e seguimento das vítimas de violência.
A dirigente explicou ainda que para além de garantir a privacidade no atendimento às vítimas, o CAI vai garantir complementaridade na resposta integrada e provisão de Serviços.
A Governadora instou aos líderes de opinião, membros da sociedade civil e à população que acorreram à cerimónia, a denunciarem os casos de violência, visando o crescimento são e harmonioso das comunidades.
Este é o primeiro Centro de Atendimento Integrado para as vítimas de violência na província de Manica, perspectivando-se um segundo no distrito de Mossurize.
A reabilitação e apetrechamento do CAI ora inaugurado, teve o financiamento da União Europeia, no âmbito da implementação da iniciativa Spotlight.