Funcionários do MGCAS reflectiram, recentemente, em Maputo, em palestra, sobre a Educação Patriótica versus percurso histórico da mulher moçambicana, no âmbito do Mês da Mulher, que decorre de 1 de Março a 7 de Abril, no País, sob o lema “Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género”.
A palestra, proferida por quadros do Ministério dos Combatentes, visava partilhar a história da mulher moçambicana desde a Luta Armada de Libertação Nacional a esta parte e teve como pretexto o Dia do Destacamento Feminino, assinalado a 4 de Março.
A veterana da Luta Armada de Libertação, Dinorácia Simão, partilhou o seu conhecimento e experiência sobre a história de Moçambique e o contexto do surgimento do Destacamento Feminino, lembrando que esta organização surgiu em 1966. “Este movimento desempenhou um papel importante na altura e posteriormente criou a Organização da Mulher Moçambicana, que este ano completa 50 anos”, disse.
Segundo a palestrante, foi nesse processo que as mulheres, além de cuidar de suas casas, filhos e maridos, uniram-se com os homens para enfrentar os seus inimigos na Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a conquista da Independência de Moçambique, proclamada a 25 de Junho de 1975.