É necessário que as mulheres tenham acesso ao mundo digitalizado e a conhecimentos em diferentes áreas que contribuem para o desenvolvimento económico, social, cultural, e na promoção dos próprios direitos da mulher, defendeu, nesta quarta-feira, 8 de Março, o Vice- Ministro do Género, Criança e Acção Social.

Lucas Mangrasse falava a jornalistas, na Praça dos Heróis Moçambicanos, nas cerimónias centrais alusivas a 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que este ano se celebra sob o lema Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género.

O dirigente apontou igualmente como desafio de actualidade, a violência baseada no género, que a descreve como uma realidade no nosso país, “mas estamos” a fazer de tudo para que este mal passe para história. “Na verdade, é um fenómeno que ocorre nas comunidades, nos agregados familiares e na sociedade em geral, e nós como Governo, é nosso grande desafio que este mal seja banido nas comunidades, para que as famílias vivam de forma tranquila e as crianças também cresçam de forma tranquila e não tenham constrangimentos ligados a este fenómeno de violência baseada no género”, disse Lucas Mangrasse.

O Vice Ministro do Género, Criança e Acção Social liga a violência baseada no género ao fenómeno de uniões prematuras, que segundo as suas palavras, igualmente representa para o Governo, um grande desafio. “Este fenómeno também deve ser banido do nosso seio, para que o lugar das crianças, especialmente as meninas, seja na escola”, frisou.

Lucas Mangrasse expressa a convicção de que as acções conjuntas envolvendo o Governo, a Sociedade Civil, as instituições religiosas e privadas vão contribuir para que os grandes desafios sejam realizados de forma exitosa e o país encontre na mulher, o garante da família, aquela pessoa que contribui para o desenvolvimento do país, em todas as áreas.

“A nossa prioridade, como Governo, é que a igualdade de género no nosso país seja uma realidade, não seja apenas aquele elemento que apenas passa pelo discurso, mas de facto, uma realidade”, sublinhou o governante, exemplificando com a Política Salarial, que obedece ao pressuposto de igualdade em função das condições detidas quer por homens quer por mulheres. 

 

Pela Igualdade de Género e Bem-estar Social