Moçambique preside ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante o presente mês de Março e neste contexto, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo, preside ao debate sobre Mulher, Paz e Segurança, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Em paralelo, decorre desde ontem, 6 de Março até próximo dia 17, sob o lema Inovação e Mudança Tecnológica e Educação na Era Digital para Alcançar a Igualdade de Género e a Capacitação de Todas as Mulheres e Meninas, a 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (CSW) na Sede das Nações Unidas, na qual, a delegação moçambicana é chefiada pela Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane.
A conferência avalia a implementação das acções em prol da participação plena e efectiva das mulheres e raparigas em todas as esferas da sociedade e partilha as boas práticas de Moçambique na implementação de acções no contexto da inovação e mudanças tecnológicas, na educação, na era digital.
Para Moçambique, a 67ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher é uma oportunidade para colher experiências e buscar parcerias para responder aos desafios prevalecentes no país relativamente às tecnologias de informação e comunicação.
No âmbito do evento, o nosso país destaca igualmente a troca de experiências à luz da igualdade de género e empoderamento das mulheres e raparigas rurais. Renovar os compromissos e desenhar um conjunto claro de acções prioritárias, com cronogramas, actores e recursos para a sua implementação, são igualmente interesses de Moçambique no evento.
Recorde-se que a Comissão sobre o Estatuto da Mulher é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de género e ao empoderamento das mulheres. Esta é a entidade funcional do Conselho Económico e Social (ECOSOC), estabelecida pela Resolução 11 do Conselho de 21 de Junho de 1946.
Trata-se de um instrumento primordial para a promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e moldando padrões globais sobre a igualdade de género e o empoderamento das mulheres.
Pela Igualdade de Género e Bem-estar Social