vice ministro mocuburi

O Governo, através do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) expandiu, esta segunda-feira, 21 DE Novembro, o subsídio para crianças dos zero aos dois anos de vida, para o distrito de Mecuburi, a cerca de 80 quilómetros da cidade de Nampula. O anúncio da expansão do subsídio foi feito pelo Vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, no âmbito do arranque da Semana sobre Protecção Social, que decorre de 21 a 27 deste mês em, no país, sob o lema “Investir na Protecção Social é Investir no Capital Humano”.

Segundo Lucas Mangrasse, a implementação do subsídio em benefício de crianças, desnutridas ou em risco de desnutrição, com idades compreendidas entre os zero e os dois anos, no Distrito de Mecuburi, enquadra-se nos programas de Assistência Social, aprovados e implementados no contexto do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 e à luz da Estratégia Nacional de Segurança Social Básica 2016-2024.

“O subsídio visa contribuir para a redução da desnutrição crónica, que afecta cerca de 43 por cento das crianças menores de cinco anos de idade a nível nacional”, disse Mangrasse, indicando tratar-se de uma componente que já está em implementação nos distritos de Lalaua, Nacala-a-Velha, Ilha de Moçambique e Mongicual. “Hoje, expandimos para Mecuburi e outros distritos da Província de Nampula, que registam taxas elevadas de crianças menores de cinco anos desnutridas e serão abrangidas mais de 45.000 beneficiárias”, frisou o governante.

Para assegurar resultados satisfatórios nos beneficiários e prevenir casos de desnutrição em crianças, serão realizadas actividades de educação nutricional, informação e sensibilização das famílias e comunidades sobre cuidados a prestar na criança, para que tenha um bom desenvolvimento.

“Pretendemos, com esta acção, reforçar os programas de assistência social, resultando num impacto maior na redução da pobreza, promoção de um crescimento económico mais inclusivo, pois, assumimos que o bom crescimento da criança influenciará no desenvolvimento do País”, disse o Vice Ministro do Género, Criança e Acção Social.

Lucas Mangrasse explicou às famílias beneficiárias, que o dinheiro atribuído a cada criança beneficiária deste programa, contribuirá para assegurar os cuidados que este grupo precisa nos primeiros anos de vida. “Este valor deve servir para melhorar a alimentação da criança nos primeiros meses de vida, para que esta cresça forte e saudável. Por isso, devem levar as crianças à vacinação, dar alimentação diversificada, seguir as regras de higiene para que o subsídio atribuído melhore a vida e a saúde das crianças e tenha bons resultados que todos desejamos”, apelou Mangrasse.

Por seu turno, o Secretário do Estado da Província de Nampula, Mety Gondola, disse  que o subsídio para criança lançado em alguns distritos desta parcela do país, em 2018,  contribuiu significativamente para a redução da desnutrição crónica nos locais abrangidos, além de sensibilizar as famílias para a redução da violência baseada no género e gravidezes precoces, fruto da componente  de educação sobre saúde reprodutiva e nutricional. 

 

O subsídio é pago trimestralmente no valor de 1620 meticais por criança, ou seja, 510 meticais/criança mensalmente.