O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) tem uma nova Directora Nacional do Género. Trata-se de Geraldina Delfina Wassina Juma, quadro sénior do sector, que tomou posse, na manhã desta quarta-feira (31.08.22) em Maputo, em comissão de Serviço, substituindo Lídia Chongo, que dirigiu a direcção nos últimos cerca de três anos.
Na ocasião, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, disse esperar que a empossada, que “conhece muito bem o sector”, contribua com o seu saber para dar continuidade à liderança da área do género.
“A Direcção Nacional do Género conta com uma equipa dinâmica, que vai dar todo o apoio necessário para a continuidade das actividades do sector e alcançar as metas previstas para o presente quinquénio”, disse a dirigente, apelando para maior articulação com as restantes unidades orgânicas do sector, os serviços provinciais de Assuntos Sociais, Direcções Provinciais de Género, Criança e Acção Sociais, bem como os parceiros que apoiam e ou actuam em prol de desenvolvimento e promoção do género no país.
A Ministra Nyeleti Mondlane destacou a importância de a Direcção Nacional de Género estar em maior articulação com todos os actores sociais, para responder cabalmente aos desafios que o sector enfrenta na busca de soluções para o bem-estar, como combate a violência baseada no género e a necessidade de empoderamento de mulheres, raparigas e outros grupos em situação de vulnerabilidade.