MGCAS entrega donativo no Lar da Nossa Senhora dos Desamparados na Cidade de MaputoO Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) doou, há dias, produtos alimentares e vestuário aos idosos residentes no “Lar da Nossa Senhora dos Desamparados”, na cidade de Maputo, no âmbito das celebrações de 31 de Julho, Dia da Mulher Pan-Africana, que este ano decorreu sob lema “Pela Igualdade de Género no Contexto das Mudanças Climáticas”.

Segundo a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane que liderou a visita ao local, a mesma se enquadra nas celebrações da mulher pan-africana e visa enaltecer os feitos levados a cabo por aquele estabelecimento de acolhimento que neste momento alberga 81 idosos entre mulheres e homens. “Estamos aqui para enaltecer não só o grupo de mulheres idosas presentes no centro, mas também o trabalho que este estabelecimento desempenha no apoio e desenvolvimento das pessoas desamparadas”, disse Ministra Nyeleti Mondlane observando a necessidade de apoiar cada vez mais o desenvolvimento de unidades sociais, dai que o sector que dirige mobilizou algum apoio em géneros alimentícios e vestuários para os utentes.

A governante disse que a escolha do Lar da Nossa Senhora dos Desamparados para assinalar a data, deveu-se a necessidade de saudar os seus utentes, mormente as mulheres idosas no local. “Aproveitamos esta ocasião, para assegurar que o sector tudo fará para ajudar no fortalecimento deste estabelecimento social”.

MGCAS entrega donativo no Lar da Nossa Senhora dos Desamparados na Cidade de Maputo 1Igualmente, a Ministra do Género, Criança e Acção Social disse estar feliz com as condições de assistência social e de saneamento que encontrou no local. “O Governo de Moçambique reconhece o esforço que os gestores do Lar têm estado a fazer para o acolhimento dos idosos. Agradecemos também a todos que apoiam, em diferentes formas a este centro e outros, com vista a criar condições para assegurar uma terceira idade de forma condigna”, frisou a governante depois de percorrer diferentes pavilhões do centro e a interação com os utentes.

Para a irmã Pilar Pedreira, do Lar da Nossa Senhora dos Desamparados, a visita da Ministra do Género, Criança e Acção Social foi importante para estimular o nosso trabalho de assistência social. “Não temos palavras para medir o alcance da visita”, disse a Irmã Pedreira observando que o lar conseguiu contrariar e superar o impacto da COVID-19, uma vez que durante a eclosão da pandemia houve dois casos de infecção dos idosos pela doença, mas foram prontamente tratados.

 

Utentes satisfeitos com assistência

MGCAS entrega donativo no Lar da Nossa Senhora dos Desamparados na Cidade de Maputo 2Numa breve conversa com os beneficiários dos serviços de assistência social no Lar Nossa Senhora dos Desamparados” não esconderam a sua satisfação pelos serviços prestados no local. A título de exemplo, Gina Agostinha Macringue, uma mulher de 50 anos, contou ser proveniente do distrito de Manjacaze, na Província de Gaza, e esta naquele estabelecimento há já um ano. “As irmãs levaram-me de Manjacaze para este local, porque tenho problema do pé e não tinha ninguém para me cuidar. Aqui tenho assistência e já estou no processo de alfabetização…”, contou Gina Macaringue a Ministra Nyeleti Mondlane que era acompanhada na visita pelo Secretário do Estado da Cidade de Maputo, Secretária -Geral da Organização da Mulher Moçambicana, Mariazinha Niquesse, e representante de embaixatrizes acreditadas no País.