Tomou posse na manhã desta segunda-feira, 21 de Março, em Maputo, o novo Inspector- Geral do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS). Trata-se de Francisco Alberto Pagule que vinha exercendo as funções de Inspetor-Geral Adjunto há sensivelmente oito anos no mesmo sector.
Na ocasião, a Ministra do pelouro, Nyeleti Mondlane, acompanhada pelos membros do Conselho Consultivo, disse que a nomeação do novo Inspector- Geral do sector, irá contribuir para dinamizar acções inspectivas, numa altura que o país enfrenta muitos desafios como ciclones e terrorismo em alguns distritos de Cabo Delgado e Niassa, facto que incrementa a situação de vulnerabilidade das comunidades.
“Perante a situação de vulnerabilidade das comunidades, o sector é chamado a redobrar esforços na coordenação de acções com outros intervenientes para contrariar a força causada pelos eventos como ciclones e terrorismo…”, disse a governante acrescentando que o empossado conta com o apoio de todos os quadros para o alcance das metas do sector no presente mandato.
Para a Ministra Nyeleti Mondlane, o novo Inspector é a pessoa certa para conduzir o destino da área, dada a sua experiência e conhecimento do sector do Género, Criança e Acção Social e, particularmente, da área de inspecção, depois de muitos anos de trabalho, com a Inspectora Carlota Matchaie, que recentemente desligou-se da Função Pública, por motivo de aposentação.
Disse que a nomeação surge num momento importante em que o sector acaba de assumir compromisso com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para a assistência dos grupos alvo, através do Instituto Nacional de Acção Social (INAS). Neste contexto, ʺa inspecção deve ser o nosso olheiro para fortalecer a protecção social nas unidades sociais pautando pela observância das normas e procedimentos na vossa actuação para o cumprimento de metas e prazos, de modo a assegurar uma resposta célere às preocupações dos utentes dos nossos serviços”, frisou.
Formado em Pedagogia e pós-graduado em Administração Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no Brasil, Francisco Pagule, já exerceu no sector, as funções de director de Formação de Cursos Médios de Acção Social (1996-2000), director Adjunto de Recursos Humanos (2000-2002), director Adjunto de Estudos e Panificação (2002-2010), director de Planificação e Cooperação (2010-2014), antes de ascender a Inspector- Geral Adjunto, em 2015. (MGCAS/DCI)