O Governo de Moçambique, através do Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e o Alto Comissariado da República do Malawi em Moçambique, pretendem reforçar as relações de cooperação existentes, implementando um projecto conjunto para o empoderamento socio- económico das mulheres, principalmente nas zonas fronteiriças entre os dois países.


Esta intenção foi manifestada esta quarta-feira, 16, em Maputo, na audiência que a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, concedeu à Alta Comissária da República do Malawi em Moçambique, Wezi Moyo.

Na audiência, a governante moçambicana fez uma radiografia da cooperação entre os dois países, nas áreas de género e assistência social, destacando as linhas de intervenção e os principais programas e iniciativas para o empoderamento da mulher e rapariga.

No que concerne à área de promoção e igualdade de género, a Ministra Nyeleti Mondlane, destacou avanços na participação da mulher no poder Executivo, Legislativo e Judicial, dando exemplo percentual da participação da mulher no Parlamento, Governo e órgãos provinciais da Governação descentralizada.

Por seu turno, Wesi Moyo, Alta Comissária do Malawi em Moçambique, congratulou os esforços que o Governo de Moçambique tem realizado, sobretudo o apoio social aos cidadãos malawianos, principalmente as mulheres, que a maioria procura desenvolver actividades comerciais para o auto- sustento dos seus dependentes. (MGCAS/DCI)