-Ministra Nyeleti Mondlane nas comemorações de 8 de Março
A Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, disse hoje, em Maputo, que o Governo e parceiros devem empreender, coordenar e acelerar acções que visem promover o empoderamento da mulher e rapariga no país.

Falando na Praça dos Heróis Moçambicanos, momentos depois da deposição de uma coroa de flores, por ocasião de 8 de Março, Dia Internacional da Mulher que, no país, decorre sob o lema “Pela Igualdade de Género no Contexto das Mudanças Climáticas”, Nyeleti Mondlane disse que apesar das conquistas no que tange ao empoderamento da mulher, ainda existem desafios a nível global, tendo em conta os problemas sociais que ocorrem a nível do mundo, do continente, da região e, particularmente, do país, em que as mulheres são as principais vítimas…”.

Para minimizar o sofrimento da mulher, o Governo de Moçambique, em coordenação com todos os parceiros de cooperação e a sociedade civil, está a trabalhar com vista a ultrapassar a situação precária desta, através de iniciativas de assistência social e de empoderamento das mulheres e jovens.

Ademais, a governante apontou como outro desafio a igualdade de género, daí que “estamos a lutar afincadamente para assegurar que mulheres e homens tenham os mesmos direitos no país”, disse Nyeleti Mondlane acrescentando “queremos que haja um esforço coordenado em Moçambique para o empoderamento da nossa mulher e rapariga”.

Para o efeito, disse que o Governo e parceiros de cooperação, bem como outros intervenientes estão a trabalhar na promoção de igualdade de género e empoderamento da mulher, para que haja emprego para todos e que as mulheres sejam donas da terra onde elas trabalham.

Continuando, apelou a todas as forças vivas da sociedade para redobrar acções de empoderamento da rapariga, não obstante, haver já esforço para a manutenção de raparigas nas escolas. “Esta tarefa de manutenção da rapariga nas escolas deve ser de todos, mormente a comunidade. A sua permanência nas escolas visa potenciá-las para que possam abraçar as oportunidades que existem no mercado”.

Falando particularmente da mulher na província de Cabo-Delgado, a abraços com a situação da mulher deslocada, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, disse que o Governo de Moçambique, através da Delegação provincial da Secretaria do Estado, Juventude e Emprego, autoridades locais, parceiros e organizações da sociedade civil, está a providenciar kits de higiene, produção, bem como abrigo para minimizar o sofrimento da mulher. “Esta acção para empoderamento da mulher deslocada é feita através de famílias, principalmente as que acolhem os deslocados”. Por outro lado, a fonte explicou que o Plano de Reconstrução de Cabo- Delgado prevê componentes de reinserção das famílias nas zonas de origem, sempre que a situação se mostrar favorável.

Por seu turno, a Secretária-Geral da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Mariazinha Niquece, disse que a perspectiva da sua agremiação é de ultrapassar os desafios que a mulher enfrenta, mas é preciso que estejamos unidas e coesas no combate ao analfabetismo. Para empoderar a mulher precisamos de, em primeiro lugar, educá-la, para que esteja municiada de conhecimentos que lhe permitam desenvolver-se em diferentes áreas de trabalho como indústria, comércio, agricultura”. Igualmente, a fonte destacou ser urgente combater outros males sociais como violência e uniões prematuras que ensombram o desenvolvimento da mulher na sociedade. (MGCAS/DCI & fotos da Lara Longle/Unicef)