Uma criança preparada antes de ingressar no ensino primário alcança melhores resultados no seu aproveitamento pedagógico ao longo da sua formação como homem e futuro profissional, defendeu, hoje, 25, em Maputo, Páscoa Ferrão, Directora Nacional Adjunta da Criança no Ministério do Género, Criança e Acção Social.
Páscoa Ferrão falava na abertura da II mesa redonda sobre a importância do aumento do investimento na primeira infância, que reuniu intervenientes que trabalham em prol do desenvolvimento das crianças no país e disse, para justificar a sua posição, que o Governo aposta no incremento da cobertura do acesso à educação pré-escolar.


“O Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) prevê a expansão da cobertura da educação pré-escolar para permitir que mais crianças acedam aos serviços e cuidados", disse Ferrão, apoiando- se na tese de que as experiências vividas durante os primeiros anos de vida de uma criança têm uma forte influência sobre o seu desenvolvimento integral.

Continuando, acrescentou que os resultados dos programas implementados e a sua importância no desenvolvimento da criança fizeram com que o Governo aprovasse o actual Programa Quinquenal com metas acrescidas, como forma de desafiar todos intervenientes a redobrar esforços nas suas intervenções.
“O nosso desafio é de continuar a sensibilizar e buscar mais sinergias para que a primeira infância seja a mãe de todas as políticas públicas, por ser nesta fase da vida que qualquer criança estabelece alicerces fundamentais para toda a vida”, sublinhou Páscoa Ferrão.

O evento que decorreu de forma presencial e virtual, foi organizado pela Rede de Desenvolvimento da Primeira Infância (RDPI), com apoio do UNICEF e contou com a participação de representantes dos ministérios de Educação e Desenvolvimento Humano, Saúde, Economia e Finanças, Interior, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Embaixada da Finlândia, Banco Mundial e organizações da Sociedade Civil. (MGCAS/DCI)