Beneficiários do INAS satisfeitos com os telemóveis rumo à inclusão financeiraO Insituto Nacional de Acção Social, INAS, IP, iniciou, no passado dia 15 de Novembro, o processo de entrega de telefones celulares a 54.236 beneficiários do subsídio de COVID-19, nos postos administrativos do Município da Matola, província de Maputo. Os telemóveis, cujo processo de entrega termina no próximo dia 9 de Dezembro, serão usados no processo de pagamento via transferência, da última tranche do subsídio atribuído pelo INAS.

Graço Dias Uaiene, Delegado do INAS na Matola, disse que 20 equipas da instituição estão a trabalhar nos postos administrativos da Matola Sede, Fomento, Machava e Infulene, onde em coordenação com a empresa de telefonia móvel Vodacom, procedem à entrega, atribuição de cartões e números aos beneficiários, incluindo registo no serviço de Mpesa. Com este processo, os utentes vão receber, via transferência, a última tranche dos 4.500,00MT, tolatlizando 9.000.00MT, valor disponibilizado pelo Governo moçambicano, para minimizar os efeitos provocados pela pandemia da COVID-19, entre a população mais afectada.

“Esta é a última opração que vai culminar com a dispobinilizaçao do subsídio no âmbito da COVID-19, a nível da província de Maputo. Para os restantes distritos, já conseguimos pagar na totalidade, usando a modalidade OPA (Offline Payment Application) sistema manual, frisou Uaiene, observando que o pagamento via Mpesa aos beneficiários do INAS traz inúmeras vantagens.

INAS Matola diz que a atribuição de telemóveis traz múltiplas vantagens aos beneficiáriosApontou a facilidade de economizar o valor e fazer a aplicação segundo um plano ou necessidade de cada beneficiário. Por outro lado, iniciativa vem concretizar as discussões havidas entre o Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) e o Banco de Moçambique (BM) para a inclusão financeira dos grupos alvo.
“Os nossos beneficiários começam a entender a importância de uso de moeda electrónica no âmbito de terceirização do serviço de pagamento de Subsídio Social Básico, para evitar riscos e libertar os funcionários do INAS da movimentação de elevados valores monetários e pagamentos. A partir destas contas, os beneficiários passam a fazer poupanças e receber apoio financeiro de qualquer natureza, o que irá aumentar a protecção do valor destes rumo à poupança”, disse.

Laurida Mariano Massapata, Helena Vilanculos e Maria Vasco Haugale, benficiárias de telefones celulares atribuídos pelo INAS, foram unânimes em afirmar que os telemíveis vão ajudar bastante, porque além de receber o dinheiro do subsídio, passarão a usar os aparelhos para outros fins. “Agradecemos pelos telemóveis e com o dinheiro a receber iremos usar para compra de alimentos de primeira necessidade e cobrir outras necessidades do dia-a-dia”, frisaram.(DCI)