mINISTRA nYELETIA Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, orientou na manhã desta quinta-feira, 26 de Agosto, a 28ª sessão do Conselho de Ministros da Comunidade do Desenvolvimento de África Austral (SADC) Responsáveis pelos Assuntos da Mulher e Género.

O encontro virtual, co-presidido pelo Malawi, avaliou os progressos registados na implementação do Protocolo sobre Género e Desenvolvimento.

Serviu igualmente para a adopção da directiva regional para a formulação de planos de acção nacionais de género, que integram a perspectiva do género, bem como o programa multidimensional regional para o empoderamento económico da mulher e Estratégia para a Eliminação da Violência Baseada no Género e participação da mulher na tomada de decisão.

Dentre vários instrumentos programáticos mencionados, a Estratégia Indicativa de Desenvolvimento Regional (RISDP) 2020-2030 prevê maior participação e acesso da mulher aos recursos, serviços de promoção do desenvolvimento e oportunidades de ocupação de lugares de liderança em todos os níveis. “ Na nossa qualidade de ministros, precisamos de encarar as questões com empenho, para o alcance de resultados tangíveis em termos de igualdade de género e empoderamento da mulher”, disse a Ministra do Género, Criança e Acção Social.

Nyeleti Mondlane sublinhou a necessidade de garantir a igualdade e representação entre homens e mulheres na vida política, económica e pública, para o alcance da paridade de género.