O empoderamento da mulher em África é um caminho longo e complexo, mas com determinação e empenho, “estamos seguros de que alcançaremos o objectivo de construir uma África livre de violência, discriminação e uniões prematuras, onde mulheres e homens possam usufruir dos mesmos direitos e oportunidades, o sonho das mulheres de 1962 e os ideais do Pan-Africanismo”, considerou, em Maputo, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, por ocasião de 31 de Julho, este sábado, Dia da Mulher Pan Africana, que Moçambique celebra sob o lema “Empoderamento Feminino para uma África mais Igualitária”.

As comemorações deste ano estão focalizadas para a reflexão sobre a Década das Mulheres Africanas (2020-2030) proclamada pelos Chefes de Estado e de Governo Africanos, em 2020. O lema escolhido para o país justifica-se pela consciência de que as metas da Década das Mulheres Africanas só podem ser alcançadas com o empoderamento e participação de mulheres e homens em todas as áreas de actividades.

Segundo a Ministra Nyeleti Mondlane, a emancipação da mulher constitui prioridade do Governo de Moçambique, no Programa Quinquenal 2020-2024, Pilar de Desenvolvimento Humano, que define acções que visam o empoderamento das mulheres com progressos nas esferas política, económica, social e cultural. “À luz da Constituição da República e da Política de Género e Estratégia da Sua Implementação, das Leis da Família, de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras e outros instrumentos orientadores, temos vindo a alcançar progressos assinaláveis na promoção da igualdade de género, empoderamento da mulher e da rapariga”, frisou. A titular da pasta do Género, Criança e Acção Social destacou as áreas de educação, saúde, socio- económica, bem como a capacitação, sensibilização e prevenção da violência e outros males sociais, com o envolvimento de todos actores.


A governante observou que a data é celebrada num contexto em que o mundo e Moçambique em particular, enfrentam a pandemia da COVID-19 e apelou ao reforço das medidas de prevenção da doença com vista a evitar contaminações e mortes.
Refira-se que o Dia da Mulher Pan-Africana foi estabelecido para comemorar a Primeira Conferência Pan-Africana da Mulher, realizada em Dar-Es-Salam, Tanzânia, em 1962. (MGCAS-DCI)

Veja a intervenção da Ministra na íntegra.