spotlightA equipa técnica da iniciativa Spotlight, coordenada pelo Ministério do Género, Criança Acção Social (MGCAS), reuniu-se esta sexta-feira, em Maputo, num encontro híbrido (presencial e virtual ligando Maputo, Gaza, Manica e Nampula), para o balanço das actividades de 2019 a esta parte.
O encontro perspectivou igualmente, a implementação da segunda fase das actividades no âmbito da iniciativa Spotlight, a partir de 1 de Julho próximo.

A iniciativa Spotlight implementa diferentes actividades desde 2019, num total de 10 distritos das províncias de Nampula, Manica e Gaza.


spotlight 1Para além de quadros de nível central dos ministérios do Género, Criança e Acção Social, Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Saúde e do Interior e da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, participaram na reunião, os pontos focais do grupo multissectorial dos dez distritos das províncias abrangidas, assim como representantes de agências do sistema das Nações Unidas e da União Europeia, que financia a iniciativa.


O encontro analisou o grau de implementação das actividades realizadas em 2020 e respectivo orçamento, proposta do plano de actividades de aceleração da primeira fase e respectivo orçamento, actividades para a segunda fase (2021-2022) e plano de comunicação e visibilidade da iniciativa Spotlight. Dirigiu o encontro a Directora Nacional do Género, Lídia Chongo.