ministra recebe directora badA Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, recebeu em audiência, esta sexta-feira, 28 de Maio, em Maputo, a Directora Executiva do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Judith Kateera, de visita oficial em Moçambique.


O encontro, de cortesia, visava entre vários pontos, reforçar as relações de parceria existentes entre as duas instituições, no âmbito da implementação do Projecto de Potenciação de Habilidades Empresariais Femininas (PPHEF), que promove a capacitação económica das mulheres para o combate à pobreza, desde 2008, em oito distritos das províncias de Manica e Sofala, com financiamento do BAD.


Na primeira fase (2008 a 2013), o PPHEF visava transformar as mulheres das zonas rurais em empreendoras activas, empoderando as associações femininas para a sua participação na tomada de decisões e capacitação em micro- finanças, gestão de negócio e nutrição, através de transferência de conhecimento sobre preparação e conservação de produtos locais para a segurança alimentar das crianças, mulheres grávidas e pessoas idosas.


ministra directora badO Projecto de Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento de Habilidades Empresariais Femininas, de carácter multissectorial, é coordenado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS). De 2008 a esta parte, a iniciativa já beneficiou cerca de 350 grupos (mais 2000 de mulheres) em nutrição e segurança alimentar e desenvolvimento de planos de negócio, legalização e formação de 187 associações, tendo criado um micro-banco em Nhamatanda, na Província de Sofala.

Refira-se que aquando do lançamento do Projecto de Promoção da Mulher ( Promulher) que corresponderia à expansão do PPHEF a nível nacional, em 2019, o BAD comprometeu-se a mobilizar fundos para a implementação da iniciativa, que se espera venha a contribuir para o rápido relançamento socioeconómico das associações para o empoderamento das mulheres no país. (DCI)