pravida magudeTrata-se da represa de Matongomane, localizada no Posto Administrativo de Mahel, distrito de Magude, inaugurada no dia 23 de Setembro corrente, pela Secretátia de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo, no âmbito do Programa Água para Vida – PRAVIDA.

A represa de Matongomane foi construída na década de 50 com objectivo primário de represar a água para o abeberamento do gado, e posteriormente passou a servir para irrigação de pequena escala e consumo humano, entretanto a represa sofreu 2 rupturas ocasionadas pelas cheias, com  maior ênfase para as cheias do ano 2000.

A infraestrutura reabilitada,  com capacidade de armazenar cerca de 4.7 milhões m³ de água irá beneficiar cerca de 1. 600 pessoas de Mahel Sede e as famílias circuvinzinhas de Chicutso, Chifundlane, Djavanguane, Daniel, Ribungo e Simbe, bem como a irrigação de 473 hectares de terra além do abeberamento de gado.

Vitória Diogo, Secretária de Estado na Província de Maputo, destacou a importancia da infra-estrutura que volte a ser um abastecedor das comunidades de Mahel e das famílias à volta da represa, que irá impulsionar o desenvolvimento das actividades agrícolas, a criação do gado e consequetemente a redução de longas caminhadas à busca do precioso líquido.

Numa outra abordagem, Vitória Diogo, apelou às famílias beneficiárias a garantir a conservação e sustentabilidade da represa, por forma a viabilizar os investimentos realizados pelo governo bem como o contínuo e eficiente abastecimento de água aos habitantes.

A represa de Matongomane, custou ao Governo pouco mais de 26 milhões de meticais e foi reabilitada no âmbito da iniciativa presidencial PRAVIDA, esta represa beneficiou de uma reabilitação e segundo o Director Geral da ARA-Sul, Edgar Chongo, as intervenções consistiram no tapamento do rombo principal para permitir o armazenamento de água, melhoramento das secções frágeis do dique para garantir a sua segurança estrutural e reposição da transitabilidade da via de acesso alternativo que liga os distritos de Magude e Chókwe.

“Estamos a falar de uma represa com um coroamento de cerca de 150 metros, partindo do ponto onde vem a placa de inauguração até uma extensão de um quilómetro que tinha rombos, fizemos um movimento de solos de pouco mais de 20 mil metros cúbicos para tapar o rombo e foram compactados obedecendo os critérios de compactação de solos e depois foi colocada uma camada de desgaste por cima”, explicou.