WhatsApp Image 2019 08 07 at 09.56.33 1Moçambique e Zimbabwe assinaram esta segunda-feira, 29 de Julho de 2019, em Mutare, um Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento, Gestão e Utilização Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Búzi. 

Este Acordo tem como objectivo promover uma cooperação coordenada entre as Partes convista a garantir o desenvolvimento, gestão e utilização sustentável dos recursos hídricos do curso de água do Búzi, tendo em conta a demanda crescente de água nos dois países, o cenário das mudanças climáticas que impactam na redução gradual da disponibilidade de água e o desenvolvimento socioeconómico na bacia. 

A Bacia do Búzi cobre uma área de 28.870 km2, onde 6.066  km2 (21%) está no território Zimbabweano e 22.804 km2 (79.%) no território Moçambicano. A contribuição percentual do Zimbabwe para os recursos hídricos da bacia é muito maior do que o seu percentual de área.

A assinatura deste Acordo constitui um marco importante, pois é uma manifestação da vontade inequívoca dos dois países em contribuir para a gestão dos recursos hídricos da bacia, dentro do quadro regional de cooperação para benefício mútuo em respeito da soberania de cada um dos Estados Membros. 

Este Acordo foi assinado numa altura em que a Região da SADC é assolada por uma seca severa com impactos negativos no abastecimento de água as populações, na produtividade agrícola assim como na geração de energia eléctrica, sem descorar o facto de os dois países terem sido afectados recentemente pelo Ciclone IDAI.

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Engº João Osvaldo Machatine falou na ocasião do impacto económico e social da partilha daquele recurso hídrico.