O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) capacitou, no ano passado, 3840 pessoas provedoras de serviços públicos em matéria de igualdade e equidade de género, e 7901 mulheres em matéria de empreendedorismo e gestão de negócios. No mesmo período, 337 instituições públicas e 171 privadas foram sensibilizadas para a inclusão de mulheres nos cargos de gestão e tomada de decisão.

Por outro lado, no âmbito da assistência às vítimas de violência baseada no género (VBG), 3.351 pessoas acederam aos Centros de Atendimento Integrado (CAI) em diferentes pontos do país, enquanto outras 8376 vítimas de violência receberam apoio psicossocial. Refira-se que o ano 2022 testemunhou a campanha nacional contra violência baseada no género.

Já no âmbito da advocia para inclusão da perspectiva de Género na elaboração de instrumentos sectoriais do Governo e para a participação da mulher na vida política e social, foram elaborados instrumentos sectoriais com abordagem de género integrada, nomeadamente, a Estratégia de Género do Sector de Energia, Estratégia de Género do Sector das Águas, Estratégia de Género da Electricidade de Moçambique e Guião metodológico de Planificaçãoo e Orçamentação na Óptica de Género do Ministério da Economia e Finanças.

No período em análise, 805 mulheres receberam apoio em kits de geração de renda, visando massificar o empreendedorismo feminino.