“Hoje, mais do que celebrar as heroínas e pioneiras de ontem, rendemos homenagem às mulheres que lutam diariamente para garantir o seu sustento e dos seus”, Presidente da República, Filipe Nyusi, falando por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana.

Nyusi estendeu a homenagem às mulheres que lutam contra a Violência Baseada no Género e àquelas que têm os seus direitos negados, devido aos tabus e práticas sociais, que perpetuam as desigualdades e a discriminação, tendo convidado a todos os moçambicanos a reflectirem sobre como reforçar as medidas para a eliminação das práticas que impedem o desenvolvimento da mulher.

A efeméride é celebrada sob o lema Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade de Género. “É um lema actual e de impacto global, pois a tecnologia e a inclusão digital estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano “disse o Presidente, para quem a inovação e a tecnologia contribuem para o desenvolvimento das comunidades e dos países, impactando, de modo particular, na vida das mulheres e das raparigas.

O Estadista sublinhou que Moçambique regista progressos na inclusão digital, o que cria condições para o aumento da produtividade e sucesso das mulheres em diferentes áreas, entretanto, observou que “apesar destes avanços, persistem desafios no âmbito da inclusão digital”.

Nyusi salientou que o país tem o desafio de expandir o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente nas zonas rurais, através do acesso à internet, disponibilidade de electricidade, computadores, telemóveis, e capacitação das mulheres e raparigas para o seu manuseio, acrescentando que o processo envolve muitas responsabilidades.

“O caminho ainda é muito longo e complexo, mas estamos convictos de que com determinação e empenho de todos, poderemos alcançar o objectivo de vivermos, um dia, num país digitalizado e sem disparidade de género”, disse o Presidente da República.