A Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social em Gaza, Rosana Lídia Abel Muataco, orientou, recentemente, na Cidade de Xai-Xai, uma mesa redonda subordinada ao tema: “Tecnologias, Igualdade de Género: O Papel das Instituições e dos Movimentos Sociais no Combate à Violência Baseada no Género e Violência Cibernética contra as Mulheres e Raparigas”.

Segundo Rosana Lídia Abel Muataco, a inclusão digital é crucial para a independência da mulher e geração de renda. “A digitalização tem forte impacto na percepção sobre o futuro do negócio. Por exemplo, as mulheres empreendedoras que não conseguem digitalizar seus negócios têm menor expectativa de crescimento na facturação e, quanto maior for a digitalização dos negócios, maior é a confiança e o optimismo das empreendedoras”, disse.

Na opinião da oradora, para garantir a diversidade na tecnologia é preciso que vários tipos de acções sejam executadas, a começar pela educação até ao dia-a-dia de trabalho nas instituições, nas empresas e nas organizações e sublinha que não se pode continuar a privilegiar os homens no acesso às tecnologias em detrimento das mulheres, enfatizando a importância de partilha de oportunidades.

“É importante promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. É necessário que novos processos, baseados na diversidade, sejam construídos. Além disso, o dia-a-dia deve propiciar o desenvolvimento e crescimento de todos, inclusive das mulheres em tecnologia”, afirmou.

Entretanto, reconheceu que o preconceito relativamente à capacidade da mulher em lidar com a tecnologia é uma das principais barreiras de acesso dentro e fora dos grupos de mulheres, o que acaba contribuindo para uma alta taxa de exclusão deste grupo social.

Segundo Rosana Muataco, a promoção da igualdade entre homens e mulheres deve ser uma preocupação não somente do Governo, mas também das organizações da sociedade civil, que devem contribuir com acções concretas no combate à violência baseada no género e no incentivo de mulheres no uso das tecnologias de informação e comunicação.

Refira-se que a mesa redonda foi organizada pela ASCHA, uma organização não-governamental, no âmbito das comemorações do mês da Mulher, e tinha como objectivo reflectir sobre a Violência Baseada no Género, Violência Cibernética e uniões prematuras, no contexto dos direitos humanos.

Participaram na mesa redonda representantes das instituições do Governo, líderes comunitários, rapazes e raparigas dos distritos de Chongoene, Xai-Xai e Chicualacuala.