O Governo de Moçambique (GdM) e o Millennium Challenge Corporation (MCC) querem fortalecer aspectos sobre o género e inclusão social nos projectos transversais a serem desenvolvidos na província da Zambézia.

Para o efeito, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 9 de Fevereiro, em Maputo, o Director do MCC para Moçambique, para analisar as propostas de actividades nos projectos que possuem aspectos transversais integrados, nomeadamente género e inclusão social.

Na ocasião, a Ministra Nyeleti Mondlane reafirmou a necessidade da integração da componente de género e inclusão social em todas as propostas de projectos que possuem aspectos transversais e integrados, com vista a contribuir para o desenvolvimento das populações em situação de pobreza e vulnerabilidade nas zonas abrangidas. “Já estamos a trabalhar com o Gabinete de Desenvolvimento do Compacto-II (GDC-II), que coordena o processo de identificação e formulação dos projectos a fazerem parte do processo”, disse a Ministra Nyeleti Mondlane.

Por seu turno, o Director do Millennium Challenge Corporation para Moçambique, Kenneth Miller, disse que foram identificadas três áreas de intervenção para o Compacto-II, designadamente Agricultura, Transporte e Conectividade Rural, bem como gestão Climática Integrada e Desenvolvimento Costeiro.

Refira-se que nas áreas indicadas, o GDC-II desenvolveu propostas de projectos com base em estudos e consultas a diversas entidades públicas, privadas e sociedade civil.