Quadros do Ministério do Género, Criança e Acção Social e de outras instituições públicas e da Sociedade Civil, em número de 12, participam de 29 de Janeiro a 4 de Fevereiro, em Bangkok, Tailândia, num seminário da fase regional do Programa Internacional de Formação em Protecção Social.

Trata-se de uma iniciativa co-promovida pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA), Arbetsförmedlingen (Serviço Público de Emprego Sueco) e o Instituto de Pesquisa de Política Económica (EPRI), para o “Treinamento da Fase Regional” do Programa de Treinamento Internacional (ITP) sobre Protecção Social e Desenvolvimento Sustentável.  

Moçambique vem beneficiando deste programa desde 2020, ao abrigo do qual já foram formados 19 técnicos de diferentes Ministérios, Academia e da Sociedade Civil, sendo que para apoiar a gestão das acções de formação em cada país beneficiário, foram constituídos comités directivos, que têm dentre outras tarefas, a responsabilidade de seleccionar os beneficiários para cada ciclo de formação e as áreas temáticas.  

O Programa de Treinamento Internacional busca incluir funcionários do Governo e actores chave de sectores estratégicos para promover transformações nas suas instituições e organizações e na sociedade. O objectivo central é contribuir para melhorar o funcionamento dos sistemas de protecção social que combatem a pobreza, vulnerabilidade, desigualdade tanto de género quanto económica e exclusão, ao mesmo tempo que fortalece o desenvolvimento social inclusivo, emprego produtivo e crescimento económico equitativo.

Os promotores da iniciativa entendem que ao permitir que Moçambique, através dos seus participantes provenientes de diferentes sectores do Governo e da Sociedade Civil participem no treinamento internacional sobre Protecção Social para o Desenvolvimento Sustentável, o nosso país está apoiando activamente os objectivos do programa e facilitando mudanças sustentáveis para o sector de Protecção Social.

O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) é apontado como sendo o principal que apoia e orienta o Programa de Treinamento Internacional e o respectivo programa de mudança para Moçambique.