audiencia agha khanDa direita a esquerda, Ministra Nyeleti Mondlane, Príncipe Rahim Aga Khan e representante da Rede em Moçambique, Manuel Bazo, Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento HumanoA Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, recebeu, em audiência, na manhã desta quinta-feira, 17 de Agosto, em Maputo, o Príncipe Rahim Aga Khan, que visita o país, de 17 a 19 de Março corrente, para supervisionar programas desenvolvidos pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) desde 2001.

A Ministra Nyeleti disse que a avaliação da cooperação entre Moçambique e a Rede Aga Khan para o desenvolvimento é positiva, pois implementa diversos projectos sociais e económicos, que empregam 1.176 trabalhadores, 96% dos quais moçambicanos e destes, 63 % mulheres, desde 1998.

audiencia agha khan 2“Expressamos com apreço as relações existentes com a Rede Aga Khan para o desenvolvimento de Moçambique”, disse a governante, descrevendo que a rede tem uma forte presença nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, onde desenvolve programas nas áreas da agricultura, segurança alimentar, nutrição e desenvolvimento infantil, inclusão financeira e educação, bem como nas áreas têxtil e turismo, e no apoio humanitário às vítimas de terrorismo.

A Ministra do Género, Criança e Acção Social referiu que apesar do esforço do Governo e parceiros para minimizar o impacto dos ataques terroristas em Cabo- Delgado e a situação das cheias nas regiões Centro e Norte do país, “ainda requerem mais apoio humanitário”.

 

audiencia agha khan 3Entretanto, Nyeleti Mondlane, acompanhada na audiência pelo Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, disse que o Governo de Moçambique deseja ver a Rede Aga Khan a incrementar as suas actividades nas áreas de educação, formação profissional e vocacional, construção de um hospital, bem como mais investimentos nos sectores económicos para a criação de mais postos de emprego.

O Príncipe Rahim Aga Khan que é igualmente Presidente da Comissão de Ambiente e Clima da Reda Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) disse que a sua organizaçao contribuiu com 350 milhões de dólares para apoio a programas sociais. “Este financiamento inclui fundos de doadores e atingiu directamente mais de meio milhão de beneficiários” em Moçambique, desde 2001.