- “Sinto-me mulher privilegiada”, Carlota Matchaie
O Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS) homenageou, última quarta-feira, 23 de Fevereiro, em Maputo, Carlota Joaquim Matchaie, Inspectora-Geral do sector, que passou à aposentação, a 30 de Dezembro findo, depois de 42 anos (1979-2021) servindo à Função Pública, área de serviço social.

Tratou-se de uma cerimónia simples, mas carregada de simbolismo e emoção, dirigida pela Ministra do Peloiro, Nyeleti Mondlane, na presença do Vice-Ministro, Lucas Mangrasse, Secretário Permanente, Fortunato de Oliveira e membros do Conselho Consultivo do MGCAS.


Durante mais de uma hora, foram proferidas várias mensagens sobre o percurso profissional e elogios à funcionária aposentada, pela área de Recursos Humanos, Conselho Consultivo e Direcção do MGCAS, marcando, assim, a homenagem de uma mulher cuja trajectória confunde-se com a história do serviço social no país, desde o período pós-Independência até a actualidade.

Na ocasião, o Vice-Ministro do GCAS, Lucas Mangrasse, disse ser difícil falar dos feitos da Inspectora-Geral reformada, devido a sua intervenção na hora e momento exacto, auxiliando a Direcção na produção de pareceres para a tomada de decisões, sempre que fosse necessário. “Podemos resumir que ela é uma biblioteca que conhece o historial de acção social no país, e que contribuiu bastante para o sucesso das nossas actividades”, frisou Mangrasse, agradecendo à Carlota Matchaie pela sua dedicação e entrega ao trabalho, o que permitiu o desenvolvimento de políticas sociais do sector.

Por seu turno, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, agradeceu o auxílio da homenageada, salientando que “desde a primeira hora que a conheci, momentos antes de vir para esta casa, vi uma mãe e conselheira, cujo conhecimento contribuiu bastante para a nossa inserção e liderança nos últimos anos…”, frisou, acrescentando que “contamos consigo sempre que for necessário para contribuir em conselhos sobre alguns processos em curso”.

 

“Sinto-me mulher privilegiada”

A Inspectora Carlota Matchaie disse na ocasião que se sentia uma mulher privilegiada por fazer parte da família de acção social, que ela própria participou e contribuiu para a sua edificação, nos últimos 42 anos.

“Agradeço pelo carinho e palavras”, disse Matchaie, contando alguns episódios sobre o seu historial de ingresso na Função Pública em 1979, em que perante muitas opções de especialização no Ministério da Saúde, escolheu dedicar -se à área social, especializando-se em Educação de Infância. “Estou na área de Acção Social por vocação…, por isso, reafirmo a minha disponibilidade para dar contribuição no sector, sempre que for necessário…”, disse Carlota Matchaie, desejando sucesso à todos os colegas, e aconselhando-os para que se dediquem em prol do desenvolvimento de um sistema de protecção social melhor no país.

 

Percurso invejável…

Carlota Matchaie ingressou na Função Pública com o nível de escolaridade de 4ª Classe, como Educadora Vigilante (Servente) no Infantário 1º de Maio, na Cidade de Maputo, e termina a missão como Inspectora- Geral, fruto de uma progressão profissional e académica. Possui formação profissional medio em Acção Social e licenciatura em Filosofia e Ética.

Ao longo de quatro décadas na Acção Social, exercendo sempre as suas actividades na cidade de Maputo, desempenhou diferentes funções, nomeadamente, responsável Pedagógica; Directora do Centro Infantil no 2 e Directora de Infantário 1° de Maio.

Mais tarde viria a ser transferida para o então Ministério para Coordenação de Acção Social, onde desempenhou as funções de Chefe de Departamento de Inspecção Técnica Específica; Directora Nacional Adjunta da Mulher; Inspectora- Geral Adjunta e encerra a carreira no topo, depois de nomeada Inspectora- Geral, em 2013. (DCI/MGCAS)